São Carlos, Itirapina e Brotas formarão consórcio público paraxrecuperação da represa, que recebe milhares de turistas o ano inteiro
Uma das mais importantes áreas de turismo, esporte e lazer do interior do Estado de São Paulo, a Represa do Lobo (Broa) deverá se livrar, embreve, de uma grande vilã: a poluição ambiental. O ex-prefeito de São Carlos, Newton Lima, está organizando uma ação envolvendo os municípios de Itirapina, Brotas e São Carlos com vistas à elaboração de um megaprojeto para o desenvolvimento sustentável da região do Broa, garantindo que a preservação ambiental e o desenvolvimento do turismo caminhem lado a lado.
O primeiro passo desta ação se dará no próximo sábado (6/6), às 10horas, quando estarão reunidos na Prefeitura Municipal de São Carlos os prefeitos das três cidades envolvidas no projeto – Oswaldo Barba (SãoCarlos), Omar de Oliveira Leite (Itirapina) e Antônio Benedito Salla(Brotas).
“Considerando o gravíssimo problema ambiental que vem afetando o Broa e a importância de recuperarmos e preservarmos a maior lagoa de água doce artificial do interior do Estado de São Paulo, apresentaremos uma proposta para criação de um consórcio público intermunicipal, estadual e nacional”, explica Newton Lima. Segundo ele, isto é possível com base no que dispõe a Lei Nº 11.107/2005 e o Decreto 6.017/2007, ambos de iniciativa do governo do presidente Lula.
Para o ex-prefeito de São Carlos, o problema ambiental no Broa é de tal dimensão que não se deve apenas responsabilizar e cobrar o município de Itirapina para uma solução. “A questão a ser resolvida é regional e somente com o envolvimento dos três municípios e dos governos estadual e federal é que poderemos viabilizar esse projeto que envolve milhões de reais em sua execução”, fala Newton Lima. Ele afirma ainda que o aporte de recursos tem amparo legal nas legislação já citadas, ambas propostas e sancionadas pelo presidente Lula.
Reuniões técnicas para o desenvolvimento e suporte do projeto envolverão o Departamento de Hidráulica e Saneamento da USP/São Carlos. O ex-prefeito de São Carlos conta também com a iniciativa e apoio do ex-vereador Antônio Rubens Valdo Ratti, que irá marcar duas reuniões. A primeira delas deverá ocorrer até o final deste mês com os moradores do Broa. Numa terceira etapa, as conversações serão realizadas com empresários ligados aos setores imobiliário, de turismo e de lazer.
0 comentários:
Postar um comentário