Mutirão de Papanicolaou supera expectativas
O primeiro Mutirão de Papanicolaou, realizado em Itirapina no último sábado, superou as expectativas da Secretaria Municipal de Saúde. Todas as mulheres que estiveram no Centro de Saúde foram atendidas e 74 delas realizaram a coleta do exame para a detecção precoce do câncer de colo de útero. O prefeito Dr Omar de Oliveira Leite (PT) esteve presente no mutirão e participou como voluntário.
Além do exame papanicolaou as mulheres atendidas passaram por uma consulta ginecológica completa, com avaliação das mamas; em alguns casos foram solicitados exames de mamografia e oferecido a todas as pacientes o exame de HIV, a ser realizado posteriormente.
Algumas mulheres que foram ao centro de saúde durante o mutirão já haviam realizado o exame Papanicolaou há menos de um ano, por isso passaram apenas pela avaliação ginecológica.
Segundo a direção do Centro de Saúde participaram do mutirão desde mulheres que haviam tido a primeira relação sexual há poucos meses, até pacientes com 70 anos. “Conseguimos atingir o alvo da campanha, que eram as mulheres que estavam há mais de um ano sem fazer o exame e não o realizavam por falta de tempo”, explica a enfermeira do Centro de Saúde, Egliane Maria Afonso.
Todas as mulheres que participaram da iniciativa preencheram um cadastro e farão parte de um banco de dados. Caso essas pacientes demorem a fazer novamente o exame, funcionários do Centro de Saúde entrarão em contato para agendar o procedimento. Vale ressaltar que as mulheres que não puderam participar do mutirão e realizar o exame, podem procurar o Centro de Saúde e agendar uma consulta ginecológica.
A previsão para que os resultados das amostras coletas no sábado passado fiquem prontos é de um mês, contudo se houver alguma amostra que esteja fora dos limites da normalidade, o laboratório responsável pela análise do material entrará em contato com o Centro de Saúde, que vai comunicar a paciente.
O exame preventivo (Papanicolaou) é dirigido a mulheres em idade fértil que devem submeter-se ao exame periodicamente. A periodicidade preconizada para a realização desse exame é, inicialmente, 1 exame por ano. No caso de 2 exames normais seguidos (com intervalo de 1 ano entre eles), o exame deverá ser feito a cada 3 anos. Em caso de exames com resultados alterados a mulher deve seguir as orientações fornecidas pelo médico que a acompanha.. Mais informações sobre o exame podem ser obtidas através do telefone (19) 3575-9030.
0 comentários:
Postar um comentário